Nacional
Banco Central revê em alta inflação nos próximos meses
2020-03-02 06:21:14 (UTC+00:00)
O Banco Central prevê aumento do custo de vida nos próximos meses. Contudo, espera uma melhoria no crescimento económico no fecho do primeiro trimestre do corrente ano.
MAPUTO- Na sua mais recente análise sobre os principais indicadores macroeconómicos, o Banco de Moçambique reviu em alta a inflação e a pressão sobre a dívida interna nos próximos meses.
Sobre o agravamento do custo de vida, que acelerou 3,48% no início do ano, o Banco Central diz que o mesmo decorre, fundamentalmente, do ajustamento em alta do nível do impacto dos choques climatéricos sobre a dinâmica futura dos preços, conjugado com as perspectivas de depreciação do Metical no curto prazo e a tendência para o aumento dos preços dos alimentos no mercado internacional.
O elevado stock da dívida pública também mereceu destaque, uma vez que o Estado efectuou uma nova utilização de Bilhetes do Tesouro no valor de cinco mil milhões de meticais e uma emissão líquida de 498 milhões de meticais em Obrigações do Tesouro, fazendo com que a dívida aumentasse em cerca de 5.4 mil milhões de meticais para 145.5 mil milhões de meticais entre Dezembro e Fevereiro.
Contudo, o regulador do sistema financeiro nacional antevê uma melhoria no crescimento do Produto Interno Bruto, a ser sustentada pela recuperação dos sectores da agricultura e da construção, na sequência dos esforços de reconstrução pós-ciclones, e pela continuidade da melhoria da confiança dos investidores, por causa dos pagamentos atrasados aos fornecedores de bens e serviços ao Estado.