Nacional
Banco de Moçambique introduz medidas para compensar depreciação do metical
2015-11-11 06:44:07 (UTC+00:00)
O Banco de Moçambique (BM) tem em curso medidas destinadas a amortecer os efeitos da desvalorização do metical nos últimos meses e da previsível subida da taxa de inflação, afirmou o porta-voz da instituição.
MAPUTO - Waldemar de Sousa, à margem de um encontro com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), que reúne o patronato moçambicano, recordou que para amortecer os efeitos negativos da actual conjuntura económica o banco central já procedeu ao aumento das taxas directoras.
O Banco de Moçambique subiu também o coeficiente de reservas obrigatórias, que corresponde à porção de capitais que os bancos comerciais são obrigados a depositar no banco central, disse ainda o porta-voz, citado pela agência noticiosa Lusa.
“Estão em curso medidas visando uma maior absorção da liquidez, visando assegurar a estabilidade macroeconómica e do sector financeiro em 2016, à semelhança do que se está a fazer para 2015, pese embora uma conjunta internacional adversa”, salientou Waldemar de Sousa.
O relatório ” Conjuntura Económica e Perspectiva de Inflação” divulgado na semana passada pelo Banco de Moçambique indica que a moeda do país tem estado em queda acentuada nos últimos meses, a inflação poderá ultrapassar 5% em 2016 e o PIB crescerá apenas 6,3% contra a previsão inicial de 7,5%.
O BM atribui o agravamento dos indicadores macroeconómicos de Moçambique ao fortalecimento do dólar, à queda dos preços das matérias-primas e abrandamento da actividade na indústria extractiva, motivado pelo facto de os projectos no sector estarem a entrar na fase de desenvolvimento, depois de um período de prospecção, sobretudo no gás natural. [OD]