Nacional

Banco Mundial antevê decréscimo do PIB de Moçambique em 2016

2016-05-18 08:30:03 (UTC+01:00)

Moçambique poderá ver o seu Produto Interno Bruto (PIB) a decrescer, no presente ano, antevê o Banco Mundial.

MAPUTO- De acordo com a instituição Moçambique verá seu crescimento desacelerar em 2016 para 5,8 por cento, antes de recuperar para mais de 7 por cento em 2017.

No seu mais recente relatório sobre o país, o Banco Mundial realça que o abrandamento em 2016 é reflexo do declínio persistente dos preços das matérias-primas para as principais exportações e dos efeitos da seca instalada regionalmente sobre a agricultura e os preços dos alimentos, que poderão permanecer elevados.

Esta perspectiva, segundo o Banco, está sujeita ao risco de queda adicional se os investimentos dos megaprojectos associados ao gás natural forem deferidos para 2017, e se os níveis de endividamentos mais elevados resultarem em ajustes acentuados à política macroeconómica.

“O metical mais fraco aumenta as pressões inflacionárias em 2016 através do seu efeito no custo das importações. O Banco de Moçambique continua a responder a estes desenvolvimentos com apertos monetários adicionais, contudo, estas intervenções podem pressionar o crescimento económico ainda mais, já que as taxas de juro altas têm repercussões negativas no sector privado e na carteira do sector bancário”, refere o comunicado.

Segundo a fonte, espera-se que os preços das matérias-primas continuem o seu declínio em 2016, com uma recuperação gradual prevista a partir de meados de 2017. O dólar norte-americano mais forte e políticas monetárias mais restritivas nos EUA irão manter a pressão em baixa sobre os preços das matérias-primas. [FI]