Nacional
Banco Mundial disponibiliza 12 milhões de dólares para área de minérios
2016-06-16 09:20:41 (UTC+01:00)
O Banco Mundial disponibilizou ao governo moçambicano 12 milhões de dólares, para o apoio a iniciativas de exportação e comercialização de minérios, nas províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado.
MAPUTO- Trata-se de províncias que detêm maior número de casos de exploração ilegal de recursos minerais, actividade com a qual o Governo perde, anualmente, mais de duzentos milhões de dólares.
Pretende-se com aquele valor investir em projectos da área de mineração desde o processamento, comercialização e exportação.
A governadora de Cabo Delgado, Celmira da Silva, que recentemente se reuniu com algumas associações mineiras da província, para a divulgação do fundo denominado catalítico, anunciou que com o referido o financiamento, o executivo pretende organizar e regulamentar a actividade mineira para permitir o pagamento de imposto e o incremento da captação de receitas.
Celmira da Silva, apelou às associações mineiras da província para legalizarem a sua actividade para beneficiarem de financiamento através do fundo Catalítico, destinado ao apoio a projectos da área de agricultura, processamento e mineração, nas províncias do norte do País. [FI]