Nacional
Banco Mundial entra na recapitalização do Moza
2016-12-09 09:23:42 (UTC+00:00)
O Banco de Moçambique diz que convidou o Banco Mundial para fazer parte da comissão responsável pelo processo de recapitalização e venda do Moza Banco, com o objectivo de garantir a transparência no processo.
MAPUTO-Falando ontem a jornalistas, o administrador do Banco Central, Alberto Bila explicou que uma das principais missões do conselho de administração provisório do Moza é estabilizá-lo e depois prepará-lo para a sua recapitalização ou venda.
“A fase que se segue é justamente esta missão e para que este processo tenha a maior transparência e isenção, então foi constituída uma comissão que é presidida pelo conselho de administração provisório, terá um elemento da administração do Banco de Moçambique e encontramos nessa instituição (IFC, do Banco Mundial) também alguém que possa representar.
Em comunicado recente, o Banco de Moçambique disse que se está a aproximar o fim da primeira fase de intervenção no Moza Banco. Neste momento, espera-se pelo relatório final da KPMG, para que seja constituída a Comissão de Avaliação que vai liderar a recapitalização ou venda do Moza.
Os procedimentos, segundo o Banco de Moçambique, passam pela nomeação de uma Comissão de Avaliação que vai liderar o processo de recapitalização ou venda do Moza Banco, logo após a apresentação do relatório da KPMG.
Caberá a esta comissão apreciar o “Memorandum Informativo” a ser preparado pela KPMG e pela Direcção Financeira do Moza Banco para depois ser remetido aos accionistas, habilitando-os à tomada de decisão sobre o aumento de capital, a deliberar pela Assembleia Geral.[AM]