Nacional

Bancos decretam converter contas bancárias de dólar para metical

2015-12-07 06:46:14 (UTC+00:00)

As contas em dólares junto das instituições bancárias do país serão automaticamente convertidas em meticais quando forem usadas para qualquer transacção.

MAPUTO - Qualquer transacção inclui, por exemplo, o pagamento de salários, medida que afecta as empresas estrangeiras a operar no país e os quadros temporariamente deslocados que deixarão de ser pagos em dólares.

Esta medida visa levar a uma maior procura da moeda moçambicana e consequentemente à sua valorização pelo desaparecimento do dólar e de outras moedas estrangeiras do mercado, casos do rand sul-africano e do euro.

Na semana passada o governo moçambicano, reunido em Conselho de Ministros, aprovou algumas medidas de controlo cambial, mas o porta-voz da reunião disse apenas que o pacote incluía a disponibilização de divisas “a título excepcional” para importação de produtos de primeira necessidade e um aumento de intervenções no mercado cambial para assegurar maior disponibilidade de moeda estrangeira.

O porta-voz Mouzinho Saíde adiantou que as empresas públicas vão receber instruções no sentido de contribuírem para a substituição do dólar pelo metical na economia do país, no âmbito da aplicação da lei cambial.

Anteriormente, o Banco de Moçambique tinha anunciado a introdução de limites à utilização dos cartões de débito e de crédito no estrangeiro para evitar fuga de divisas.

O governador disse que as transacções através de cartões de crédito e de débito no estrangeiro aumentaram de 300 milhões de dólares em 2012 para 800 milhões de dólares em 2014 e referiu-se à “situação excepcional” que a economia moçambicana está atravessar, “o que implica uma alteração dos hábitos de consumo e do modelo de importações.” [OD]