Nacional

Beira com problemas de combustível

2016-12-04 10:00:18 (UTC+00:00)

A cidade da Beira está a enfrentar problemas de escassez de combustíveis; um cenário incomum é o facto de que os postos de combustível andam quase fechados.

MAPUTO- Resultados da ronda efectuada pelo Diário de Moçambique dão conta de que a gasolina, escasseava quase em todas bombas escaladas.

A título elucidativo, o posto da Galp, na esquinas das avenidas Armando Tivane e 24 de Julho, próximo da rotunda de Chipangara não recebe gasolina nem gasóleo há três dias, razão pela qual foram colocados cones de sinalização, indicando que não se prestava os serviços de abastecimento.

Segundo o gerente operacional, Brayton Josefh, a demora na entrega do combustível, devido a processos burocráticos no porto da Beira, está por de trás da conjuntura que tem provocado prejuízos, de 18 a 20 mil meticais por dia.

“Vendemos quase 6 mil litros de combustível por dia. Assim estamos a perder entre 18 (cerca de 244 dólares norte-americanos ) e 20 mil meticais (271 dólares) diariamente. O problema vem do porto, onde as coisas demoram. Já fizemos requisição, mas ainda estamos à espera. Disseram que iriam mandar, porque estavam com problemas internos. Antes fazíamos a requisição e tínhamos o combustível no máximo em 48 horas”, elucidou.

O Diário de Moçambique não traz a versão dos gestores do porto local.