Nacional

Beira reconstruida depois do vendaval

2016-04-28 08:18:28 (UTC+01:00)

A cidade da Beira, na província de Sofala foi recentemente assolada por um vendaval que causou estragos ainda visíveis com destaque para as zonas da praia da Miramar, Praia Nova e Palácio dos Casamentos.

MAPUTO- Para reverter o cenário, o Conselho Municipal daquela cidade está a levar acabo obras de reconstrução que, numa primeira fase, ocorrem entre a zona da Miramar e a Praça da Independência, um troço de 500 metros.

Segundo Davis Simango, edil da Beira, há que fortalecer as medidas de protecção costeira naquela região. “Temos de repor um murro face à subida do nível das águas do mar. Neste momento, a necessidade é acentuada porque antes só havia uma parede de alvenaria por cima do nível do pavimento. O que vamos fazer agora é construir o muro de retenção das águas. Depois do muro de retenção faremos o muro de alvenaria”, assegurou Simango.

Quanto às outras zonas críticas, nomeadamente, Praia Nova e Palácio dos Casamentos, Davis Simango disse que o Município está à procura de parceiros para corrigir o problema provocado pela fúria das águas. Ao mesmo tempo, Simango pediu a colaboração dos munícipes na manutenção dos lugares públicos.

As obras a decorrerem na segunda maior cidade do país estão avaliadas em 25 milhões de meticais, e Davis Simango garante que dentro de quarenta e cinco dias as obras estarão conluiadas. [FI]