Nacional

BM vai monitorar as actividades do Moza Banco

2016-10-04 07:26:52 (UTC+01:00)

O Banco de Moçambique (BM) afirma que vai dotar o Moza Banco de capacidade para honrar com os seus compromissos, face a difícil situação financeira que esta instituição de crédito está a atravessar.

MAPUTO- A informação foi dada, ontem, pela Administradora para Área de Supervisão Bancária, no Banco Central, Joana Mtsombe, em conferência de imprensa para anunciar os contornos da crise financeira que abala o Moza Banco.

Para garantir a estabilização da situação financeira do Moza Banco, o Banco de Moçambique indicou um novo Conselho de Administração, a ser dirigido por João Figueiredo.

A Administradora para a Área De Supervisão Bancária, no Banco Central, explicou que a situação do Moza Banco vem se arrastando desde 2015, tendo a instituição perdido a capacidade de transformar os seus activos, em dinheiro, no segundo trimestre do corrente ano.

O Banco de Moçambique aponta como principais causas da degradação da situação financeira do MOZA banco, a falta de recapitalização, a expansão da rede de balcões não acompanhada do produto bancário, bem como a subida dos custos administrativos.

Segundo Joana Matsombe, face à situação o Banco de Moçambique recomendou ao MOZA banco, medidas, de forma a normalizar a situação, facto que não foi cumprido pelo, no prazo proposto.

O conselho de administração do Moza Banco, indicado pelo banco central, para estabilizar e situação financeira e preparar, ao longo dos próximos seis meses, a venda do banco iniciou, esta segunda-feira com o processo.

Sobre o futuro daquela instituição de crédito, Joana Matsombe, diz que dependerá do comprador. Com capitais moçambicanos e portugueses, o MOZA BANCO, foi fundado, em 2008, tendo-se tornado, até então, no quarto maior banco, em Moçambique. [FM]

Foto: Jornal Notícias