Nacional

Briga pelo transporte internacional continua na Junta

2016-09-18 07:23:57 (UTC+01:00)

Os passageiros que pretendia viajar para a Africa do Sul através do terminal da junta, viram mas uma vez a sua vontade adiar devido a prossecução do desentendimento entres associações transportadoras que actuam no local.

MAPUTO- Os passageiros que pretendiam chegar às cidades de Nelspruit, Pretória, Joanesburgo, na África do Sul, foram obrigados a embarcar em viaturas com destino a Ressano-Garcia, de onde depois embarcavam, em outros veículos, para prosseguir com as suas viagens, informou o Notícias.

A Associação de Transporte Internacional de Moçambique (MOSATA) continua a impedir a saída de viaturas das restantes agremiações, alegadamente por estas não possuírem acordos com os transportadores da África do Sul e da Swazilândia, que lhes permite o embarque e desembarque nos respectivos terminais.

Constantino Mauaie, da MOSATA, justifica que o bloqueio das viaturas das cinco associações se deve ao facto destas, vezes sem conta, proibirem o embarque de passageiros nos veículos sul-africanos.

Elias Macuácua, da associação Xilhamalisso, afirma que os operadores impedidos de exercer as suas actividades já apresentaram queixa à entidade gestora do terminal, de quem esperam uma resposta urgente.

As partes em conflito afirmam que o diferendo está longe de ter um fim a breve trecho, pois a Direcção Nacional de Transporte e a Vereação dos Transportes e Trânsito do município de Maputo ainda não fizeram nenhum pronunciamento. [FI]