Nacional

Britalar que mal reabilitou a “Julius Nyerere” é a mesma do edifício dos andaimes que desabaram

2015-07-14 20:55:45 (UTC+01:00)

A empresa Britalar que não conseguiu reabilitar o troço da avenida Julius Nyerere compreendido entre a Praça do Destacamento Feminino e o Nó do Palmar, é a responsável pela construção do edifício que viu andaimes a desabar.

MAPUTO - Um acidente de trabalho registou-se esta terça-feira, na baixa da cidade de Maputo, mais concretamente na Rua dos Desportistas, na sequência da queda de andaimes, causando cinco mortes e seis feridos, entre os quais quatro em estado grave.

Dois trabalhadores perderam vida no local do acidente, enquanto 3 já no Hospital Central de Maputo, para onde foram evacuados.

Trata-se de uma obra pertencente ao grupo JAT, cujo empreiteiro é a Britalar e fiscalizada pela IDTO-Consultores, que servirá para escritórios do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

O Governo, através da ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Dias Diogo, que logo se deslocou ao local do acidente para se inteirar do sucedido, já tomou as devidas medidas, tendo em vista garantir o apoio e esclarecimento necessários, tanto no socorro dos sinistrados, como no amparo das famílias afectadas. No momento da queda encontravam-se cerca de 20 trabalhadores em plena actividade.

O Governo garante que tudo será feito no sentido de se apurar todas as causas e responsabilidades do sucedido, nos termos da lei.

A ministra Vitória Diogo, em nome do Governo, lamenta o sucedido e solidariza-se para com os trabalhadores e as suas famílias. Igualmente, foi destacada uma equipa para prestar apoio necessário.
Uma Comissão de inquérito, multissectorial, está criada e a obra foi imediatamente embargada, enquanto decorrem as investigações.[MCM]