Nacional

Cabo-delgado ganha primeira fábrica de cimento

2016-10-22 06:15:26 (UTC+01:00)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou hoje a nova fábrica de produção de cimento, sedeada no distrito de Metuge, na província de Cabo Delgado, resultado de um investimento na ordem de 24 milhões de dólares americanos.

MAPUTO-A nova unidade fabril, a primeira de género a nível da província é fruto de um investimento chinês e vai colocar anualmente no mercado um volume calculado em 250 mil toneladas do produto.

Com este empreendimento, espera-se reduzir consideravelmente o custo da matéria-prima com elevados níveis de procura devido ao crescimento acelerado do ramo de construção.

Discursando nas instalações do “monstro” industrial, o estadista moçambicano disse citado pela AIM que a nova unidade fabril cristaliza e argumenta com actos a visão defendida pelo governo sobre a premente necessidade de diversificar a economia e a produção de Cabo Delgado, em particular.

“
Outro aspecto de realce, segundo o presidente, reside no facto de a fábrica estar a usar matéria-prima local (calcário extraído em Cabo Delgado), estando, nesta fase, a importar apenas o klinker. O calcário é abundante nas três províncias da região norte (Cabo Delgado, Niassa e Nampula). O klinker é actualmente importado, mas pode e deve ser produzido no país.


Nyusi apontou, a título de exemplo, que a política e estratégia industrial 2016/25 coloca o sector de minerais e não metálicos, do qual o cimento faz parte, como um dos sectores prioritários a ser em desenvolvidos visando maximizar as ligações empresariais às crescentes oportunidades de emprego e a redução da dependência das importações. [AM]