Nacional

Cabo Delgado: Três integrantes de terroristas entregam-se às autoridades

2022-09-29 07:10:10 (UTC+01:00)

O Comandante-Geral da PRM, Bernardino Rafael, apresentou, ontem, à população do posto administrativo de Bilibiza, distrito de Quissanga, três indivíduos considerados recrutadores e radicalizadores terrorista.

Segundo a página oficial do Comando Geral da PRM no Facebook, Bernardino Rafael referiu que, de entre estes homens, um chama-se Issufo e dedicava-se, desde 2013, à radicalização dos recrutados nas províncias de Nampula e Cabo Delgado, através do ensino islâmico em "madrassas". Este trabalhou também com dois líderes de terroristas em Namanhumbiri, em Montepuez, e, com a sua chegada a Quissanga, pretendia levar os seus companheiros às matas para os treinar e aumentar o efectivo dos aterrorizam as comunidades.

"Estes terroristas vêm trabalhando com o um pescador local que os acolhe e, de seguida, enganam crianças, mulheres e jovens para integrarem o seu grupo", aclarou o Comandante-Geral da PRM.

Na ocasião, Bernardino Rafael transmitiu aos três indivíduos o perdão concedido pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, a todos s que abandonam os grupos terroristas e apresentarem-se às autoridades competentes.

Em resultado do "indulto", 16 indivíduos foram integrados às comunidades e, em coordenação com a população, estavam a trabalhar na reconstrução de residências.