Nacional

"Caminhamos para a restauração junto dos parceiros" Nyusi

2017-06-27 06:58:10 (UTC+01:00)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que as recomendações constantes do relatório da auditoria internacional da Kroll poderão contribuir para o contínuo fortalecimento do sistema de controlo e gestão de finanças públicas do país.

MAPUTO- A reacção pública do estadista moçambicano aconteceu este domingo, na cerimónia alusiva as comemorações dos 42 anos da independência nacional, na Praça dos Heróis, na sequência da publicação sábado do tão aguardado relatório da Auditoria Independente feita pela Kroll "Associates UK", consultora internacional.

"Acompanhamos com atenção, no sábado, a divulgação, pela PGR, das conclusões do relatório de auditoria internacional independente feita pela Kroll Associates UK às empresas Ematum, Proindicus e MAM", disse o presidente.

Segundo Nyusi, as conclusões da auditoria internacional independente vão ajudar a compreender o processo de financiamento e aplicação dos fundos dos empréstimos, até porque acredita que a PGR saberá dar o devido seguimento as recomendações constantes do relatório, no quadro das suas competências e do seu mandato.

Na ocasião, o mais alto magistrado da nação reiterou disponibilidade incondicional do governo para conceder todo o apoio institucional a PGR para a implementação das recomendações emanadas no relatório de auditoria internacional independente.

"A divulgação do relatório da auditoria internacional independente, aliando aos avanços que estamos a registar no alcance da paz definitiva e na recuperação economia, reforça a nossa convicção de que caminhamos para a restauração junto dos parceiros e investidores", disse o presidente.

Na ocasião, Nyusi saudou igualmente a forma paciente e serena com que os moçambicanos têm vindo a acompanhar o processo desde o início e exorta para que continuem com a mesma postura e acompanhar os passos subsequentes até ao seu desfecho.

Segundo o presidente, é esperança dos moçambicanos que com a publicação do relatório sumário da auditoria independente sobre as dívidas, a comunidade internacional retome a sua confiança e o apoio ao país. [FM]






Fonte: RM