Nacional
Casas de banho do mercado Xipamanine em condições precárias
2015-10-01 16:17:17 (UTC+01:00)
A equipa de reportagem da FOLHA DE MAPUTO visitou hoje o mercado de Xipamanine, na periferia da cidade das acácias, uma das zonas de comércio mais movimentadas da capital do país.
MAPUTO- O mercado de dimensões gigantescas ocupa mais de um quarteirão e acolhe diariamente centenas de pessoas que fazem naquele espaço as suas compras, mais o local enfrenta graves problemas de saneamento.
De acordo com os vendedores de Xipamanine, o mercado não tem casas de banho que possam satisfazer a elevada procura para além de que estás não ofereceram condições de higiene adequadas.
“A casa de banho não oferece condições de uso, mas quando estás apertada não há como, a casa de banho não tem água, as pessoas que cuidam das casas de banho deixam água em baldes quando acaba eles não voltam a repor é terrível, na hora da tarde fica insuportável entrar lá”, disse Ester funcionária numa banca que faz refeições.
Segundo César, também funcionário de uma banca no mesmo mercado, os vendedores pagam uma taxa que pode ser diária ou mensal mas não veem nenhum resultado das cobranças feitas pelos gestores daquele espaço, “a estrutura é precária é muito pequena para o número de pessoas que usam”. [FI]