Nacional
CASO INSS: Detida esposa de Fernando Sumbana
2019-05-22 10:50:27 (UTC+01:00)
Filomena Panguene Sumbana, esposa de Fernando Sumbana, que foi Ministro nos Governos de Joaquim Chissano e Armando Guebuza, foi detida na manhã de ontem no âmbito do caso INSS.
MAPUTO- O caso do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), já levou à prisão preventiva da antiga Embaixadora de Moçambique em Angola, Helana Taipo (antiga Ministra do Trabalho Emprego e Segurança Social, que tutela o INSS).
Segundo a Carta de Moçambique, para além de Filomena, um dos filhos do casal Sumbana, Lúcio, também é arguido no processo e benefeciou recentemente de liberdade provisória sob caução.
De acordo com a fonte, Filomena e Lúcio são administradores de uma empresa familiar, a Final Holdings. No "Board of Directors" constam tambem os nomes de Victor Sumbana e Andrew Tembani.
A esposa do antigo ministro tem dirigido a Final desde o ano 2000, e recentemente, segundo a fonte que temos vindo a citar, ela foi operada na África do Sul.
A quando da detenção (e soltura) de Lúcio Sumbana, uma fonte familiar citada pela Carta de Moçambique, disse que a Final Holdings nunca teve negocios com o INSS e que a única relação com Helena Taipo foi um empréstimo de 30 milhões de meticais, alegadamente solicitados pela antiga ministra do Trabalho em 2014 para financiar a campanha da Frelimo e de Filipe Nyusi.