Nacional

Celebra-se hoje o Dia dos Heróis Moçambicanos

2020-02-03 04:37:05 (UTC+00:00)

Celebra-se hoje o 3 de Fevereiro, Dia dos Heróis Moçambicanos, data escolhida para homenagear a todos aqueles que deram a sua juventude para lutar contra a ocupação colonial portuguesa ao nosso país.

MAPUTO- A data coincide com a passagem do 51º aniversário da morte de Eduardo Mondlane, primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) e arquitecto da unidade nacional.

Mondlane foi quem promoveu a união dos movimentos de libertação para formar a Frelimo e conduziu a luta pela independência nacional até à sua morte num atentado através de uma bomba colocada num livro, a 3 de Fevereiro de 1969, em Dar-es-Salaam, na Tanzania.

Em todo o país, as celebrações da data serão caracterizadas pela deposição de coroas de flores nos monumentos erguidos em memória dos heróis em todas as capitais provinciais, para além de outras actividades culturais e políticas para assinalar a data.

O Dia 3 de Fevereiro foi escolhido em homenagem a Eduardo Mondlane como a data em que os moçambicanos, todos os anos, reflectem sobre os feitos daqueles que, voluntariamente, abandonaram famílias, estudos e outras ocupações para se juntarem à causa nacional que era, na altura, de libertar o país do jugo colonial.

Trata-se de feitos que estão a ser transmitidos a toda a comunidade moçambicana, sobretudo aos jovens, como fonte de inspiração para as novas gerações que precisam de seguir as pegadas daqueles que abraçaram a causa da liberdade em benefício de todos.

Nesta altura em que o país se debate com muitas adversidades na luta pelo desenvolvimento, os moçambicanos devem ter na coragem e determinação daqueles que deram o seu sangue pela liberdade, uma referência para encarar a batalha de combate à pobreza e corrupção, males que minam o crescimento económico de Moçambique.

A paz e reconciliação são outros valores que precisam de ser tidos em conta pelos moçambicanos nesta altura em que o país sofre ataques armados na zona Centro e nos distritos a norte de Cabo Delgado, o que necessita de inspiração aos heróis para encarar a situação.