Nacional

Centros de formação profissional funcionam com licenças caducadas

2016-03-28 08:04:51 (UTC+01:00)

Alguns centros de formação profissional no país funcionam sem licença ou com alvarás caducados, facto que, para o vice-ministro do Trabalho, Emprego e Segurança Social, chama à atenção sobre a necessidade de um maior rigor na fiscalização.

Petersburgo explicou que os mecanismos de controlo devem ser observados à risca para evitar que centros desta natureza funcionem com deficiência ou ilegalmente.

Petersburgo citado pelo Notícias disse estarem licenciados 257 centros de formação profissional no país, estando 162 em funcionamento desde 2001, contando-se, entre eles, com 16 tutelados pelo Instituto Nacional de Formação Profissional; 20 unidades móveis e 19 outros administrados por diversos ministérios.

Contudo o governante disse que foi detectado que alguns destes, sobretudo privados, estão a funcionar sem licença, outros ainda com alvarás caducados. Frisou que outros centros apresentam turmas numerosas, sem currículos baseados em padrões de competência e com precariedade em termos de higiene. [AM]