Nacional

Cerca de 71 mil pessoas sofrem efeitos da seca em Gaza

2015-11-02 11:29:28 (UTC+00:00)

Estima-se que 71 mil pessoas continuam a enfrentar uma grave situação da seca na província de Gaza, resultando na perda de culturas diversas e falta de água para o consumo humano e do gado.

MAPUTO – Segundo o Notícias, situação crítica regista-se particularmente nos distritos de Chicualacuala, Massangena, Mabalane, Guijá, Massingir e Chigubo, de acordo com dados divulgados semana passada em Xai-Xai durante a última sessão do Governo provincial.

Para minimizar o sofrimento das populações, o Executivo de Gaza está a levar a cabo acções de mitigação como é o caso da construção de furos multifuncionais, distribuição de água através de camiões e tractores, entre outras soluções.

Informação prestada pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades em Gaza, dá conta da abertura de quatro furos em Queque, Titite Saúte e Undlopfu em Chigubo, estando ainda em estudo a instalação de fontes de abastecimento de água em Zinhane, no mesmo distrito.

Por outro lado, no quadro do reforço da capacidade no fornecimento deste indispensável líquido para socorrer a situação crítica de Chigubo, os executivos distritais de Bilene e Massingir disponibilizaram dois tractores-cisterna com capacidade de 5000 litros cada.

Estas iniciativas permitiram o fornecimento de 349 300 litros de água a 19 povoados de Chigubonos últimos quatro messes e foram levadas a cabo várias feiras agro-comerciais que resultaram na venda de mais de 1000 animais entre bovinos, caprinos, ovinos, suínos e aves, para minimizar a situação da carência de alimentos e outros bens essenciais.[OD]