Nacional
Cerca de três mil casos de cancro registados anualmente
2017-01-20 13:10:36 (UTC+00:00)
O nosso país regista anualmente cerca de três mil caso de doentes de cancro, segundo dados do Hospital Central de Maputo.
MAPUTO- Os custos elevados do tratamento e a escassez de recursos humanos são um verdadeiro problema para o Sistema Nacional de Saúde, informou o portal de notícias, O País.
No país, há zonas com limitação de capacidade de diagnóstico, o que faz com que alguns pacientes não sejam salvos a tempo.
Actualmente, o Sistema Nacional de Saúde conta com 150 unidades de rastreio do cancro espalhadas pelo país. Apesar deste número, continuam a chegar doentes às unidades sanitárias num estágio avançado da doença.
Segundo o director dos serviços de Oncologia do HCM, Satish Tulsidás, isto faz com que o número de mortes por cancro seja cada vez mais assustador.
O HCM regista cerca de 10 novos casos por mês. Só no ano de 2008, foram registados 240 novos casos, o que significa uma taxa de incidência muito alta. [FI]