Nacional
Cerca de um milhão e quinhentas mil pessoas em risco de fome no país
2016-04-05 14:20:01 (UTC+01:00)
Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), ontem, em Maputo, durante o encontro com os parceiros de cooperação, apontam para cerca de um milhão e quinhentas mil pessoas em risco de fome no país.
MAPUTO- Devido à seca que assola as regiões Centro e Sul de Moçambique, “temos no país um milhão e quatrocentas e noventa e duas mil pessoas em situação de insegurança alimentar”, informou o director do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), João Machatine, tendo acrescentado: “tínhamos, primeiro, uma situação de seca moderada que afectava 375 mil pessoas, agora, estamos a aproximar-nos do cenário já previsto para seca severa, de um milhão e oitocentas mil pessoas afectadas”.
Maputo, Gaza, Sofala, Tete, Manica e parte sul da província de Zambézia, são as regiões que apresentam maior número de pessoas afectadas pela seca, a de Tete é onde a seca é mais severa. E para assistir as vítimas, são necessárias 15 mil toneladas mensais de alimentos.
“Por mês, precisamos aproximadamente de 13 mil toneladas de cereais, tais como arroz, milho e farinha. Quanto ao feijão, estaríamos a falar de 2 mil toneladas”, revelou Machatine.
No encontro com os parceiros estratégicos que também serviu para avaliar a insegurança alimentar e buscar apoio dos parceiros para fazer face à situação, o director do INGC, João Machatine considerou o encontro de positivo. [EB]