Nacional

Chang de regresso à casa – anuncia ministra Sisulu (?)

2019-02-21 06:33:35 (UTC+00:00)

O antigo ministro da Finanças, Manuel Chang, que se encontra detido na África do Sul, por acusações de corrupção pela justiça americana, será extraditado para Moçambique e não para os EUA, garante a ministra sul-africana Lindiwe Sisulu.

De acordo com Lindiwe Sisulu, ministra de Relações Internacionais e Cooperação, citada pelo jornal “Daily Maverick”, o governo sul africano já havia aceitado um pedido de Maputo para extraditá-lo para Moçabique, embora a África do Sul o tenha detido a pedido de Washington através da Interpol.

“Nós concordamos que isso será acelerado. Assim que terminarmos com o caso da Interpol, permitiremos que Moçambique tenha o seu antigo ministro de volta. Estamos enviando-o para Moçambique para ser julgado ... E acreditamos que é a coisa mais fácil para todos.", enfatizou Sisulu

Sisulu acrescentou que o Departamento de Justiça estava agora estabelecendo se haveria um confronto entre os EUA e Moçambique, sobre seus pedidos de extradição.

Mas ela também estava convencida de que “neste momento recebemos um pedido de Moçambique e aderimos a isso”.

Ela sugeriu que os EUA talvez pudessem seguir o seu caso depois de Moçambique, e possivelmente até em Moçambique.

De referir que este jornal sul africano que acabamos de citar, pode não ser muito credível uma vez que no passado já trouxe notícias que não se vieram a confirmar, bem como o facto de ser no mínimo estranho que a Ministra dê essas declarações a esta publicação e que nenhuma outra fonte de notícias tivesse acesso às mesmas.[CC]