Nacional

Chefe do Estado-maior general ruandês visita Cabo Delgado

2021-09-22 07:39:40 (UTC+01:00)

O Chefe do Estado-maior general ruandês, Mubarak Muganga, está a visitar posições dos militares do Ruanda que apoiam Moçambique no combate ao terrorismo em Cabo Delgado, indica uma nota oficial do executivo de Kigali, citado pela Lusa

Mubarak Muganga está em Moçambique desde domingo para uma visita de quatro dias, estando a manter encontros com parte da força ruandesa que está em Cabo Delgado, refere a nota do Ministério da Defesa do Ruanda.

“Ele transmitiu ainda uma mensagem de apreço do comandante-em-chefe das Forças de Defesa Ruandesas, o Presidente Paul Kagame, pelas conquistas obtidas desde a chegada da força a Cabo Delgado”, acrescenta a nota.

Desde o início de Julho, cerca de mil militares e polícias estão em Cabo Delgado para apoiar Moçambique na luta contra os grupos terroristas que têm protagonizado ataques desde Outubro de 2017.

Os militares ruandeses e as forças do nosso país reconquistaram no início de Agosto várias posições dos insurgentes, com destaque para a vila de Mocímboa da Praia, sede de distrito, considerada por muitos a “base” dos grupos terroristas.

Além do Ruanda, Moçambique tem o apoio da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), num mandato de uma "força conjunta em estado de alerta" aprovado em 23 de Junho, numa cimeira extraordinária da organização em Maputo que debateu a violência armada naquela província