Nacional

Chikoti diz que Moçambique e Angola precisam de acelerar a cooperação

2016-05-10 06:24:47 (UTC+01:00)

O ministro das Relações Exteriores angolano, Georges Chikoti, disse ontem em Maputo, que Moçambique e Angola precisam de acelerar a cooperação e que a distância entre os dois países não pode constituir um obstáculo.

MAPUTO- Os setores energético, agrícola e turístico foram apontados como prioritários pelo chefe da diplomacia angolana e os mais de 20 acordos que disse existirem entre os dois países devem passar do plano teórico para o prático.

"Nós temos a mesma língua e a mesma história e isso deveria ser um incentivo", disse Georges Chikoti, após uma audiência com o primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário.

Chikoti afirmou que com a visita que efectua a Moçambique, os dois países "relançaram as relações", discutindo formas de implementação dos memorandos já assinados.

Em Fevereiro, os dois governos assinaram em Maputo um acordo de facilitação de vistos, como forma de dinamizar as relações comerciais no sector privado.

Angola perdoou em Novembro metade da dívida moçambicana num total de 30 milhões de milhões de dólares e o valor remanescente será convertido em activo económico em Moçambique. [FM]