Nacional

China disponibiliza apoio em arroz a Moçambique

2017-03-21 07:40:07 (UTC+00:00)

O Partido Comunista da China (PCC) vai conceder um donativo de arroz avaliado em oito milhões de dólares norte-americanos, destinado a aliviar a situação humanitária de milhares de moçambicanos afectados pelas calamidades naturais.

MAPUTO- Segundo a Agência de Informação de Moçambique (AIM), o donativo foi anunciado pelo membro do Bureau Político do PCC, Guo Jih Long, que está de visita ao país, no termo de uma audiência concedida ontem pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

As províncias das regiões centro e sul do país foram, em 2016, afectadas por uma seca severa, que deixou pouco mais de um milhão de pessoas em situação de fome, enquanto no mês de Fevereiro, a província de Inhambane sofreu graves efeitos da depressão tropical Dineo, que provocou avultados danos socioeconómicos.

De acordo com a Agência de Informação de Moçambique (AIM), Guo Jih Long disse que o seu partido está a acompanhar o drama vivido pelos milhões afectados, daí que decidiram conceder, em nome do governo chinês, o lote de arroz na expectativa de aliviar o sofrimento das populações afectadas.

"Manifestamos a nossa preocupação em relação as calamidades naturais e apresentamos uma ajuda de arroz em nome do governo chinês, para Moçambique no valor de 50 milhões de yuans", disse a fonte, que lidera uma delegação daquela histórica força política e vai manter contactos com a contraparte da Frelimo.

Segundo a fonte que temos vindo a citar, o político chinês disse estar de visita ao país para promover as relações de cooperação bilateral entre os dois partidos e, por outro lado, reforçar as relações de amizade e parceria estratégica entre os países.

As históricas relações de amizade entre os dois partidos foram tema de conversa no encontro com estadista moçambicano, onde Guo Jih Long disse ter expressado, igualmente, confiança no futuro do país, devido as potencialidades no país. Expressou ainda o interesse do executivo chinês de continuar a ser o parceiro importante do processo de industrialização de Moçambique. [FM]