Nacional
China poderá apoiar industrialização de Moçambique
2016-05-19 07:14:27 (UTC+01:00)
A China compromete-se a apoiar a industrialização de Moçambique, segundo um comunicado conjunto emitido ontem em Beijing, após o término das negociações entre delegações chefiadas pelos presidentes dos dois países, Xi Jinping e Filipe Nyusi.
MAPUTO-Este compromisso é parte integrante daquilo que ambos os países consideram como sendo 'o estabelecimento de uma Parceria Estratégica para Cooperação Global'.
O comunicado citado pela AIM indica que ao abrigo desta parceria, as partes decidiram 'intensificar a coordenação dos planos de cooperação bilateral e políticas mutuamente benéficas, e promover activamente vínculos industriais e de cooperação em matérias de capacidade produtiva'.
Para o efeito, as empresas chinesas e instituições financeiras serão incentivadas 'como uma questão de prioridade' a formarem parcerias público-privadas (PPP) ou arranjos do tipo Construção, Exploração e Transferências (BOT, sigla em inglês) a fim de 'participarem activamente na construção de infra-estruturas em Moçambique, tais como ferrovias, estradas, aeroportos e centrais eléctricas'.
O documento também refere que os dois países deverão 'reforçar a cooperação para o investimento, a fim de ajudar Moçambique a aumentar a sua produção agrícola, sobretudo de cereais, culturas de rendimento e gado, bem como criar capacidade para armazenar e processar produtos agrícolas, contribuindo assim para a modernização da agricultura'.[AM]