Nacional

Chissano considera não haver condições para nova guerra no país

2015-09-23 04:50:02 (UTC+01:00)

O antigo estadista moçambicano, Joaquim Chissano, defendeu que não há condições para uma nova guerra em Moçambique, considerando que o país conhece os malefícios de um conflito armado pela experiência que viveu no passado.

MAPUTO - "Apesar de todas as ameaças, não há condições para a guerra em Moçambique", afirmou Chissano, numa entrevista a ser transmitida ontem pela Rádio Moçambique, que passou já entretanto alguns excertos nos seus serviços noticiosos.

Numa guerra, assinalou o ex-chefe de Estado moçambicano, não se sabe onde cairiam os malefícios e os danos podem prejudicar os autores de uma nova confrontação armada no país.

"Na guerra, é onde se faz uma emboscada e não se sabe quem está lá, quando passa um autocarro e que é emboscado, a gente não sabe quem está dentro do autocarro, então, estou com muita esperança de que, apesar de todas as ameaças, não há condições para a guerra em Moçambique", frisou Joaquim Chissano.

O país vive momentos de incerteza, devido às ameaças da Renamo, principal partido de oposição, de governar pela força nas seis províncias do centro e norte do país onde reivindica vitória nas eleições gerais de 15 de Outubro do ano passado.[OD]