Nacional
Cidadão fica cego vítima de tráfico de órgãos humanos em Manica
2016-12-21 06:45:43 (UTC+00:00)
Um jovem de 22 anos, identificado pelo nome de Júlio Fernando Vasco, estudante da 12 classe, perdeu a vista na semana passada vítima de um caso de tráfico de órgãos humanos, na província de Manica.
MAPUTO-Segundo a porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Manica, Elsidia Filipe, anunciou que a PRM já deteve um suspeito em conexão com o caso.
Falando em conferência de imprensa havida ontem , em Manica, Elsidia Filipe disse que trata-se de João Luís João, de 28 anos de idade que se encontra encarcerado na 1ª Esquadra da PRM na cidade de Chimoio, capital de Manica.
João, na companhia dois amigos, ora foragidos, extraíram violentamente um dos olhos de Júlio Vasco, acreditando que continha mercúrio que poderiam vender e ganhar muito dinheiro.
Para lograr os seus intentos, João convidou a vitima, por coincidência seu primo, para uma bebedeira.
No local do crime apareceram dois jovens que bateram na vítima, tendo de seguida introduzido dedos para a extracção dos olhos. Os malfeitores apenas conseguiram extrair um dos olhos, tendo o segundo ficado totalmente destruído, explicou Filipe, para de seguida acrescentar que o olho extraído foi com os bandidos.
A vítima ficou estatelada no chão durante algum tempo até que recuperou e gritou por socorro.
Júlio Vasco foi levado ao hospital onde apurou-se que não era possível salvar o segundo olho porque ficou destruído.
Entretanto, João nega o seu envolvimento no crime, afirmando que foi à casa do seu primo apenas para convidá-lo a dar um passeio, algo que sempre faziam juntos. [AM]