Nacional

Cidadão nega recensear e atira contra recenseadores

2017-08-15 16:40:04 (UTC+01:00)

Um cidadão residente no bairro de Benfica, na Cidade de Maputo, recusou-se hoje, que a sua família fosse recenseada e, como forma de forçar a saída dos recenseadores da sua residência, puxou pela sua arma caçadeira e disparou vários tiros.

MAPUTO- Segundo indicou Orlando Mudumane, porta-voz da Polícia ao nível da capital do país, nenhum dos dois recenseadores foi atingido pelas balas da arma do empresário Azarias Ernesto Cossa.

O cidadão que acabou por ser detido na 15ª Esquadra do Benfica para procedimentos criminais, tem licença de uso da referida arma para caça.

Mudumane explicou que, assim que os recenseadores chegaram a casa do indivíduo, este ordenou para que saíssem. Quando ainda tentavam insistir explicando a natureza e finalidade do censo, Azarias Cossa tratou de puxar a arma e disparar contra a dupla de recenseadores que viu-se obrigada a fugir para escapar das balas.

O indiciado está a ser processado por tentativa de homicídio frustrado e deverá amanhã ser presente a um juiz de instrução para ficar a saber se mantém-se na prisão ou vai responder o processo em liberdade.

De recordar que hoje é o último dia do IV Recenseamento Geral da População e Habitação-2017. Um pouco por todo o país, as brigadas do Censo desdobraram-se para alcançar todas as famílias que ainda não foram abrangidas pelo processo. [FM]