Nacional

Cinco meninas engravidam-se todos os dias em Niassa

2024-05-29 13:35:34 (UTC+01:00)

Desde Janeiro, aproximadamente 500 meninas, entre 14 e 15 anos, engravidaram-se, em Niassa, isso corresponde a cinco gravidezes diariamente.

A informação foi avançada pelo director dos Serviços Provinciais de Saúde de Niassa, José Manuel, numa entrevista concedida à Rádio Moçambique. José Manuel disse que é necessário incentivar a população e outros actores a intensificar as iniciativas de educação sexual e reprodutiva para que a comunidade tenha consciência dos perigos associados ao início precoce da actividade sexual.


Segundo estatísticas do UNICEF, quase 46 por cento das adolescentes do país já deu à luz ou ficou grávida pela primeira vez.

Cerca de 14 por cento delas engravidaram-se antes dos 15 anos. Essa situação tem implicações na saúde das mães adolescentes e dos seus bebés.
Quando as mulheres têm filhos antes dos 20 anos, as taxas de mortalidade neonatal, infantil e de crianças menores de 5 anos tendem a ser mais elevadas. Há um aumento do risco de desnutrição e baixo peso para o bebé que nasce de uma gravidez precoce, alerta UNICEF.