Nacional

Circuncisão clandestina mal feita complica saúde de criança em Maputo

2019-11-25 07:35:56 (UTC+00:00)

Uma criança de três anos de idade, residente no Bairro da Matola D, foi vítima de uma circuncisão feita em condições não recomendáveis e feita por quem supostamente não tivesse habilidades para tal cirurgia.

O seu pai conta que viu números de telefones num centro de saúde privado localizado na Matola, ligou para saber se era possível fazer a circuncisão do seu filho, a pessoa que o atendeu disse que ali não faziam entretanto deu-lhe um número de quem eventualmente podia fazer.

Jean Ngozi lamenta o que aconteceu ao seu filho. "A criança ficou a sangrar por um mês e quando o sangue secou descobri que a criança não tinha o canal para urinar. Quando fui ao Hospital disseram-me que devia fazer nova cirurgia para concertar o erro".

"Aquele enfermeiro depois de fazer a cirurgia veio trocar pensos por duas vezes e depois desapareceu quando liguei não atendia o telefone", disse Jean Ngozi.

O Hospital Provincial da Matola recebeu e internou a criança por uma semana para corrigir o erro. A Directora Clínica da maior unidade sanitária da Província de Maputo contou como a criança chegou ao Hospital. "Ele entrou aqui com diagnóstico de traumatismo na uretra, tinha uma fístula na uretra apos cirurgia, mas felizmente foi reparada e esta bem, ele vai recuperar-se".

Maria Acácia Ernesto Lourenço, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros diz que o enfermeiro que fez aquela pequena cirurgia não está registado na Ordem daí que não sabe se o mesmo esteja habilitado para o efeito.

A circuncisão é gratuita em todas unidades sanitárias do país. Para a realização do procedimento estão em serviço 180 provedores, 87 unidades fixas e temporárias e 19 unidades móveis. O Programa é financiado pelo Governo dos EUA.

As Nações Unidas tem como meta circuncisar 27 milhões de homens até 2021. O Ministério da saúde introduziu em 2009 o programa de circuncisão masculina e até o ano passado já foram circuncisados 1.3 milhões de homens no país e a meta é chegar até cerca de dois milhões de circuncisados até 2021.





Fonte:Jornal O País