Nacional

CISM leva a cabo um debate sobre o futuro da investigação no país

2016-03-08 14:25:29 (UTC+00:00)

Arrancou na manhã de hoje, em Maputo, um debate organizado pela Fundação Manhiça, sobre o futuro da investigação e os desafios de sustentabilidade e modelos de financiamento de pesquisas.

MAPUTO- Segundo a Directora de Saúde Materno-infantil do Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM), Clara Menéndez “as instituições africanas de investigação em saúde precisam implementar os resultados das suas pesquisas para ajudar a combater as principais doenças que afectam o continente”.

Perante investigadores nacionais e representantes de países africanos, quadros do Ministério da Saúde (MISAU) e sociedade civil, o patrono do simpósio, Eusébio Macete, Director do Centro de Investigação de Saúde da Manhiça, defende que um dos maiores desafios da investigação é o acesso ao financiamento de pesquisa, um problema que restringe os profissionais da área.

O encontro de um dia, organizado pela Fundação Manhiça, arrancou na manhã de hoje e enquadra-se nas celebrações dos 20 anos desta instituição de pesquisa. [EB]