Nacional

CNE analisa eleição do novo director-geral do STAE

2022-09-23 07:32:29 (UTC+01:00)

A Comissão jurídica da CNE está a analisar a reclamação sobre a selecção do novo director-geral do STAE. A informação foi avançada está quinta-feira pelo Presidente da instituição, Carlos Matsinhe. Entretanto, não revela o nome da entidade que submeteu a reclamação.

Foi através de um despacho que a Comissão Nacional de Eleições decidiu anular a tomada de posse de Loló Correia ao cargo de novo diretor-geral do STAE. Está quinta-feira, o presidente da CNE disse que o caso está nas mãos da comissão jurídica da instituição, escreve o Jornal O País.

“Houve uma reclamação em torno do processo das candidaturas e decisões em torno do relatório do júri e estamos seguindo o processo”, disse Carlos Matsinhe.

A selecção do novo presidente do STAE por concurso público não reuniu consenso entre os seis nomes apresentados pelo júri, o que obrigou a escolha deste através de voto.

Loló Correia desempenhava as funções de director provincial do STAE em Tete, foi eleito com 10 votos, contra 7 de Helena Garrine, actual directora nacional de Formação e Educação Cívica no órgão.

O eleito substituí Felisberto Naife que ocupou o cargo por mais de 15 anos. Correia dirigiu os processos eleitorais eleições autárquicas de 2018 e eleições gerais de 2019