Nacional

Cobradores: pontas de lança da humilhação aos idosos

2016-07-12 09:45:13 (UTC+01:00)

Alguns idosos queixam-se da humilhação a que estão sujeitos por parte dos jovens, e dos cobradores de transportes semi-colectivos de passageiros, que os acusam de feitiçaria, e de atrapalharem a sua actividade.

No seu dia adia os idosos dizem que tem dificuldades para apanharem os transportes de passageiros, porque ninguém respeita a pessoa da terceira idade, com os cobradores a serem os pontas de lança da descriminação.

Estes dizem que quando se fazem as paragens para tomarem o transporte, os cobradores dizem que não os podem levar porque não há espaço para velhos no chapa, ou porque vão demorar ao subir e também no momento de descer atrasando assim a sua actividade e comprometendo a receita.

Para alem dos cobradores, os idosos apontam também o dedo acusador aos jovens que, nas paragens, empurram os velhos no momento de subir o chapa, e também não sabem ceder a cadeira, aconselhando-os a apanharem o TPM.

O facto de terem dificuldade para ombrear de igual para igual com os jovens, nas paragens de transportes semi-colectivos de passageiros, faz com que permanecem varias horas a tentarem subir o chapa, e as vezes são assaltados.

Os idosos afirmam que a descriminação que tem sofrido, diariamente também parte de casa onde alguns dos seus filhos ou netos os chamam de feiticeiros, chatos e dizem que dão muito trabalho quando não conseguem se locomover sozinhos, e chegam a expulsa-los de casa, facto que tem contribuído para a existência de muitas pessoas da terceira idade nas ruas. [FM]