Nacional

Combate à criminalidade violenta exige medidas pertinentes

2016-09-03 06:48:32 (UTC+01:00)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, defendeu ontem, medidas pertinentes para o combate à criminalidade violenta, considerando que este tipo de fenómeno mina a segurança e o bem-estar dos cidadãos.

MAPUTO- "Nos últimos tempos, o nosso país tem vindo a ser assolado por uma onda de criminalidade violenta caracterizada por assassinato de cidadãos, em particular os portadores de albinismo, raptos e sequestros, linchamentos, assaltos à mão armada, roubo de viaturas, entre outros crimes", disse Nyusi.

Para o chefe de Estado, estes actos têm estado a tirar o sossego à população e desafiando os esforços conjuntos na prevenção e combate à criminalidade, exigindo das autoridades a tomada de medidas pertinentes para a sua prevenção e repreensão.

Filipe Nyusi exortou as instituições de administração da justiça a cooperarem na luta contra a criminalidade, assinalando que, pela sua natureza, o sector de administração da justiça envolve vários atores cujas tarefas e missões são diversas, mas complementares.

O Presidente da República, falava na abertura do seminário sobre "Dinâmicas Actuais da Criminalidade em Moçambique: Desafios para Prevenção e Combate", realizado ontem na capital do país. [FM]