Nacional

Comerciantes ignoram lei de controlo de saco plástico

2015-10-15 07:59:08 (UTC+01:00)

Os comerciantes de vários mercados da cidade de Maputo, não estão a aplicar as normas do decreto que regula a gestão e o controlo do saco plástico.

MAPUTO – Segundo o jornal O País, o facto foi constatado, ontem, durante a campanha de sensibilização realizada, conjuntamente, pelo Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER), Conselho Municipal da Cidade de Maputo e Inspecção Nacional de Actividades Económicas.

O decreto, que vigora desde o dia 5 de Agosto último, proíbe a distribuição gratuita do saco plástico nos estabelecimentos de comércio e obriga a indicação do preço separado dos preços dos produtos comercializados.

As autoridades escalaram diverso centros comerciais e constataram que alguns não cobram nenhum valor pelo plástico. “Há empresas que já estão a cumprir com as normas do regulamento e há empresas que não estão a cumprir. Era suposto que aplicássemos multas, mas uma vez que o regulamento é novo, estamos ainda numa fase de sensibilização, para que as pessoas tenham conhecimento dos seus deveres”, explicou a inspectora do MITADER, Albertina Banze. [OD]