Nacional
Comércio e transportes pessimistas quanto à facturação no futuro
2017-01-24 12:25:56 (UTC+00:00)
A confiança dos empresários do sector do comércio e dos transportes reduziu em Novembro, pelo segundo mês consecutivo, revelam os dados actualizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o comportamento das empresas.
Para o sector do comércio, a queda da confiança empresarial deveu-se, principalmente, à avaliação desfavorável da actividade actual e da perspectiva de procura (havia a expectativa de que a procura cairia no futuro, face às dificuldades económicas que o país enfrenta).
Estes factores acabaram por pesar mais do que os aspectos positivos, nomeadamente o facto de a procura actual (em Novembro) ter estado em níveis aceitáveis (provavelmente por causa das festas do Natal e fim do ano).
De acordo com o boletim informativo do INE, citado pelo O País, o clima desfavorável da confiança dos empresários do sector comercial também foi acompanhado pela perspectiva de descida de preços no mês em referência (Novembro de 2016).
Cerca de 34% das empresas do comércio enfrentou dificuldades no desempenho da actividade. Os principais factores continuaram a ser a concorrência (23%), a falta de acesso a crédito (21%) e os outros factores não especificados (39%). [FI]