Nacional

Comissão Mista: Negociações não foram retomadas ontem

2016-10-11 06:25:41 (UTC+01:00)

As negociações de paz entre o Governo e a Renamo foram ontem adiadas para a próxima semana por proposta do coordenador dos mediadores internacionais.

MAPUTO- A informação do adiamento foi avançada por Jose Manteigas, chefe da delegação da Renamo na Comissão Mista que prepara o encontro ao mais alto nível entre o Presidente da República e o líder da perdiz.

"As negociações não foram retomadas hoje (ontem), a pedido de Mário Raffaelli (coordenador dos mediadores), porque os mediadores ainda não estão todos cá e porque também é preciso reaproximar as posições entre as duas partes", afirmou Manteigas citado pela Lusa.

As negociações entre o Governo e a Renamo deviam ter sido reatadas esta segunda-feira, depois de terem sido suspensas em 30 de Setembro, sob proposta dos mediadores internacionais, para permitir às partes consultas e elaboração de propostas visando a superação do impasse que se verifica em torno da cessação dos confrontos.

O adiamento das negociações acontece depois do homicídio no Sábado de Jeremias Pondeca, membro da delegação da Renamo no diálogo político e conselheiro de Estado.

A Renamo anunciou ontem através do seu porta-voz, que não vai abandonar as negociações de paz, apesar da morte de Jeremias Pondeca. [FM]