Nacional
Comité Central da Frelimo reúne-se hoje
2023-03-24 07:24:56 (UTC+00:00)
O comité Central da Frelimo reúne-se, hoje e amanhã, no Município da Matola, tendo em agenda a análise do relatório da Comissão Política, o programa quinquenal do partido (2022-2027) e o plano de actividades e orçamento referente ao presente ano.
A reunião vai igualmente reflectir sobre a vida do partido e as grandes questões nacionais e definir linhas de actuação desta formaçaõ política, conforme disse, ontem, na capital do país, Ludmila Maguni, porta-voz da Frelimo, em conferência de imprensa, convocada a propósito.
Um dos aspectos centrais do encontro será o debate em torno do balanço e o desempenho dos municípios sob liderança da Frelimo, tendo em conta o próximo ciclo eleitoral, que arranca com as autarquias do dia 11 de Outubro.
No entanto, Maguni afirmou que não faz parte da presente sessão a discussão sobre os candidatos a cabeças-de-lista para as próximas eleições autárquicas.
A porta-voz da Frelimo disse ainda que não integra a agenda o debate sobre a pertinência ou não da realização das eleições distritais em 2024. Contudo, assegurou que a sua formação tem reflectido internamente na questão, a despeito do que fazem os diversos segmentos da sociedade moçambicana, em cumprimento do apelo lançado nesse sentido pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
O Comité Central da Frelimo é o órgão máximo entre os congressos e garante a realização da política do partido, toma as principais opções políticas e define os ajustamentos necessários à correcta e eficaz actuação desta formação política de acordo com a evolução da realidade nacional e internacional nos diversos domínios.
Este órgão é composto por 230 membros efectivos e 23 suplentes eleitos pelo congresso. São igualmente seus membros, por inerência de funções, os secretários do Comité Central, os primeiros secretários dos comités provinciais e da cidade de Maputo, a Presidente da Organização da Mulher Moçambicana (OMM) e os secretários-gerais das organizações sociais da Frelimo, designadamente ACLLN, OMM e OJM.