Nacional
Comunidade moçambicana na África do Sul apresenta queixas ao presidente da República
2015-10-24 05:39:44 (UTC+01:00)
Durante um encontro entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e a comunidade moçambicana na África de Sul, o aquele grupo de compatriotas queixou-se de falta de condições para o registo de novos nascimentos e para a obtenção de diversos documentos.
MAPUTO - As preocupações vão ser apresentadas esta tarde, num encontro que a comunidade vai manter com o Presidente Filipe Nhusi, que esta sexta-feira cumpre o último dia da visita de Estado à Pretória.
A África do Sul acolhe a maior comunidade moçambicana no estrangeiro, incluindo trabalhadores mineiros e das farmas.
O Presidente da comunidade moçambicana na região de Gauteng, diz que as grandes preocupações são os documentos, passaportes e crianças menores nascidas naquele país, sem nenhum registo.
Sulemane Gulamo Sulemane, fez saber ainda que algumas crianças nascidas na África do Sul, de pais moçambicanos, têm dificuldades de se matricularem, por falta de documentação de registo.
A região de Gauteng integra as cidades de Joanesburgo e de Pretória.
O chefe do Estado moçambicano, que ainda esta sexta-feira visitou a central de produção de energia eléctrica de Midupe, na província do Limpopo, parte ainda esta sexta-feira, de regresso ao país.[OD]