Nacional

Concluída Linha de Alta Tensão Lionde-Mapai

2016-05-13 09:55:40 (UTC+01:00)

Já está concluída e em funcionamento a linha de transporte de energia eléctrica de Alta Tensão que interliga Lionde, no distrito de Chókwè, e Mapai, sede do posto administrativo do mesmo nome, na província de Gaza.

MAPUTO-Os trabalhos de construção da linha iniciaram-se em Março de 2013 tendo chegado ao fim a 4 de Maio corrente e estavam inseridos no Projecto de Electrificação Rural, na Província de Gaza.

O projecto consistiu na (i) construção de 245 km de linha de transporte a 110kV entre a subestação de Lionde e Mapai; (ii) a extensão da subestação de Lionde, compreendendo um painel de 110/33kV; (iii) a construção de uma nova subestação de 110/33kV na vila de Mapai composta por dois painéis de 110kV, sete painéis de 33kV e um transformador de 16MVA.

Segundo um comunicado de imprensa recebido pela FOLHA DE MAPUTO o projecto consistiu ainda na a construção de 504km de rede de distribuição a 33kV, 36km de rede de baixa tensão a 0.4kV e ligação de novos consumidores nas vilas de Mapai, Machaila, Massangena, Combomune e Dindiza.

A empreitada compreendia igualmente o treinamento de pessoal moçambicano na operação e manutenção específica dos equipamentos e infra-estrutura eléctrica a ser instalada no âmbito do projecto.

No global, o projecto esteve orçado em 52.5 milhões de dólares, sendo que o Governo de Moçambique comparticipou com 3.0 milhões e o Exim Bank da Coreia financiou com 49.082 milhões de dólares.

O presente Projecto de Electrificação Rural na Província de Gaza é a continuação de um vasto programa de electrificação das sedes distritais no geral e da Província de Gaza em particular.

" Estava virado essencialmente para a electrificação rural do norte da Província de Gaza, nomeadamente, as sedes distritais de Massangena, Chigubo e Chicualacuala e Postos Administrativos de Mapai, Combomune, Dindiza e Machaila e visava permitir que a EDM concluísse o total de 11 sedes distritais da Província de Gaza a beneficiarem de energia eléctrica da Rede Eléctrica Nacional", refere o comunicado.[AM]