Nacional

Confrontos militares criam pânico em Manica

2015-09-12 22:27:54 (UTC+01:00)

Ao cair da noite deste sábado houve registo de um confronto militar, na zona de Chibata, EN6, província de Manica entre homens armados da Renamo e Forças de Defesa e Segurança, tendo resultado em cinco feridos.

MAPUTO - O confronto aconteceu por volta das 19 horas, quando o líder da Renamo Afonso Dhlakama e sua comitiva dirigia-se à cidade de Chimoio. Não se sabe ao certo quem terá iniciado o ataque que resultou em cinco feridos graves das duas forças.

A FOLHA DE MAPUTO entrou em contacto com alguns professores do Centro de Formação de Professores de Chibata, no qual confirmam terem ouvido uma série de tiros por meia hora, o que colocou em pânico a população.

Estes confrontos acontecem numa altura em que o líder da Renamo anunciou, há semanas, a instalação de quartéis militares em Morrumbala e Milange na Zambézia para, segundo ele, treinar militares e policias de forma a levar avante seu projecto de governação à força as seis províncias em que saiu vitorioso nas eleições gerais de 2014.

O próprio líder da Renamo já, por várias vezes, apareceu a confirmar ter dado ordens para atacar as Forças de Defesa e Segurança.

Não será este um pretexto para início da guerra? [MCM]