Nacional

Conhecidas penas dos envolvidos no desfalque do UBA

2015-12-31 07:13:33 (UTC+00:00)

Os indivíduos julgados pelo seu envolvimento no desfalque de perto de 25 milhões de meticais, no United Bank for África (UBA) foram condenados, na passada terça-feira, a penas que variam entre seis meses e quatro anos de prisão.

MAPUTO- O caso vinha sendo julgada desde Novembro, pela 8.ª Secção do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo e conheceu esta semana o seu desfecho.

O juiz do caso, Mussá Facuze, citado pelo Noticias, justificou as penas atribuídas aos julgados afirmando que, apesar de os co-réus terem praticado uma sucessão de crimes, nomeadamente associação para delinquir, abuso de confiança e poder e furto qualificado, eles foram julgados apenas pelos três primeiros, tendo em conta a confissão e boa colaboração demonstradas durante as audiências de julgamento.

Os co-réus, identificados por Adriano Novela e António Loveve, foram condenados a quatro anos de prisão e um ano de multa por serem co-autores materiais dos crimes de associação para delinquir, abuso de confiança e poder, na sua forma consumada.

Segundo o Tribunal foram estes que idealizaram e constituíram o grupo que, agindo em conjunto, conseguiu furtar 24.492.658, 81 meticais, criando prejuízos àquela instituição bancária. [FI]