Nacional

Contabilistas, empresariado e AT discutem interpretação da lei fiscal

2016-05-18 08:55:20 (UTC+01:00)

A Ordem dos Contabilistas e auditores de Moçambique (OCAM), agentes económicos e a Autoridade Tributária (AT) discutem amanhã em Maputo, a interpretação da lei fiscal com vista a garantir maior transparência e harmonização na sua implementação.

MAPUTO-Segundo um comunicado de imprensa enviado a FOLHA DE MAPUTO indica que a interpretação da lei fiscal tem suscitado diversos debates no que concerne a sua aplicação, muitas vezes dvergentes entre os contabilitas/auditores, empresariado e a Auoridade Tributária.

O mesmo documento refere ainda que o encontro apresenta-se de capital importância uma vez que vai permitir a discussão, reflexão e o aprofundamento de posições por forma a garantir um ambiente são e harmonioso entre as partes.

Importa frisar, que não raras vezes, contabilistas, auditores e os agentes económicos tem reclamado de supostas arbitrariedades cometidas por parte dos inspectores da Autoridade Tributária, factor este que, no seu entender não contribui para estimular o ambiente de negócios e consequentemente o alargamento da base tributária.

A OCAM tem como missão promover solidariamente uma classe profissional consciente das suas Obrigações e Direitos, através de rigorosa definição de normas e padrões técnicos, éticos e deontológicos, dotando os seus membros de competências necessárias, capacitando e preparando-lhes para um nível profissional adequado para acreditação e reconhecimento no plano nacional e internacional com a independência e rigor requerido.