Nacional

Cooperativa Ntubuluku limpa locais públicos de Maputo

2015-07-20 09:10:19 (UTC+01:00)

A associação moçambicana de activistas do ambiente (Cooperativa Ntumbuluku), realizou neste sábado uma jornada de limpeza no miradouro de Maputo, como parte da sua campanha de saneamento para resgatar a higiene nos lugares públicos.

MAPUTO - Segundo avança o jornal “Notícias”, na edição de hoje, a iniciativa enquadra-se numa actividade denominada “Operação Caco”, que a organização tem vindo a levar a cabo este ano para promover campanhas de limpeza em espaços públicos do país como forma de educação cívica e ambiental.

Aquela actividade envolveu centenas de pessoas que na manhã de sábado participaram na limpeza do miradouro da marginal da capital do país, situada numa das zonas mais nobres da capital do país e que é considerado pelo ambientalista Carlos Serra, da Cooperativa Ntumbuluku, como “um lugar icónico de Maputo e um verdadeiro cartão-de-visita da cidade”, embora o foco da “Operação Caco” não sejam apenas os locais turísticos, segundo explicou Serra.

“Antes tiveram que começar por limpar praias, porque tínhamos de começar por algum sítio e também porque era a melhorar forma de garantir as parcerias necessárias para este tipo de eventos”, acrescentou o ambientalista, citado pelo mesmo jornal.

Nesse sentido a “Operação Caco”, cuja última palavra é uma menção aos cacos de garrafas espalhadas nas praias moçambicanas por banhistas, projecta alargar a sua acção aos bairros no sentido de sensibilizar a população sobre a importância do saneamento.

A acção levada a cabo no último fim-de-semana pela Cooperativa Ntumbuluku, é continuação de uma actividade realizada recentemente nas Praias da Miramar e Costa do Sol, que contou com a participação de mais de 1200 voluntários e o apoio de mais de 50 instituições da Sociedade Civil, em parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Maputo.[OD]