Nacional
Corrupção e maus-tratos contra a mulher violam direitos humanos em Moçambique
2016-04-14 14:14:24 (UTC+01:00)
O país continua a enfrentar sérios problemas no domínio dos direitos humanos, como a privação ilegal, duras condições das prisões e nos centros de detenção, com relatos de tortura, e falta de protecção dos direitos políticos e liberdade de expressão.
MAPUTO-A revelação é do Relatório sobre os Direitos Humanos de 2015 publicado ontem pelo Departamento de Estado americano, realçando que a impunidade dos violadores continua a ser um problema, apesar dos esforços desenvolvidos pelo Governo.
O Departamento de Estado americano aponta também a falta de protecção dos direitos políticos e liberdade de expressão e de imprensa.
De acordo com o relatório prisões com motivações políticas, interferência arbitrária de correspondência, liberdade de associação, falta de transparência no Governo, restrições sobre os direitos das mulheres, crianças e homossexuais, bissexuais, transgéneros e intersexuais, entre outros completam o quadro da situação dos direitos humanos em Moçambique.[AM]