Nacional

CPLP atenta à situação interna de Moçambique

2017-10-17 13:58:43 (UTC+01:00)

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), está atenta à situação política e económica de Moçambique, acompanhando os passos que estão a ser dados para solucionar os problemas que existem nestes domínios.

MAPUTO- A garantia é da Secretária-Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, afirmou que, desde ontem, visita Moçambique.

Após ser recebida em audiência pelo Ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, Maria do Carmo Silveira disse ter informações de que o Governo está a seguir atentamente as questões e a adoptar as medidas que se mostrem necessárias.

"Foi um encontro produtivo com o ministro. Falamos sobre diversas questões, particularmente da situação interna em Moçambique, quer do ponto de vista político, quer económico", indicou.

No encontro, foram igualmente abordados assuntos relativos aos grandes desafios da Comunidade, especificamente a cooperação económica e empresarial e a questão da mobilidade, levantados com a aprovação da nova visão estratégica da organização,

Sobre a mobilidade dentro dos países da organização, disse ser uma das principais inquietações dos cidadãos de todos os estados-membros, pois esperam não ser impedidos de se movimentarem de um ponto para outro, a nível da Comunidade.

"Há vontade política de todos os países resolverem o problema da mobilidade. Porém, sabemos que em vários estados existem dificuldades ligadas aos compromissos regionais a que estão ligados, a situação geopolítica que coloca desafios em matéria de segurança. Por isso, é preciso analisar a situação com muita cautela", afirmou.

Indicou que a CPLP está a trabalhar numa abordagem faseada sobre o assunto, referindo que o processo abrangeu, inicialmente, os portadores de passaportes diplomáticos e de serviço, que já podem viajar sem necessidade de recorrer ao visto.

"Também há facilidades para os estudantes dos países membros da Comunidade, que podem estudar em qualquer outro Estado e com facilidades no acesso ao visto para tal", afirmou, acrescentando que o passo a seguir é avançar-se para outros grupos como empresários, investigadores e outros agregados sócio-profissionais.

Anunciou que Portugal vai acolher, brevemente, um encontro dos ministros de administração interna, da justiça e dos negócios estrangeiros para analisar os próximos passos com vista a facilitar a mobilidade a nível da CPLP.