Nacional

Crianças trocam parques infantis com valas de drenagem

2015-11-22 11:29:00 (UTC+00:00)

Algumas crianças residentes em bairros como Maxaquene e Mafalala, nos arredores de Maputo, lançam-se em valas de drenagem para brincar e apanhar peixes miúdos, um acto frequente que coloca as suas vidas em perigo.

MAPUTO – Segundo o Domingos, criadas para escoar as águas das chuvas e consequentemente evitar enchentes, as valas de drenagem construídas em bairros como Maxaquene e Mafalala transformaram-se em autênticos parques infantis onde crianças de diferentes faixas etárias divertem-se e praticam a pescaria, conforme a nossa reportagem vem constatando nos últimos tempos.

Segundo relatos de cidadãos residentes nas redondezas, as brincadeiras são variadas e passam por suspender-se em ferros montados nas passadeiras daquelas infra-estruturas até à submersão dos pés e das mãos em águas imundas “à procura de brinquedos e peixinhos”.

Alguns pais mostraram-se indignados com a situação e denunciaram que, geralmente, essas crianças descem vala abaixo na altura em que regressam da escola ou quando se dirigem aos dumba-nengues (mercados informais) montados ao longo das valas.OD]