Nacional

Cristãos com ar alegre pela tolerância de 24 horas na Sexta-feira Santa

2016-03-23 14:42:53 (UTC+00:00)

Cristãos mostram-se gratificados face a decisão do governo, que concedeu a tolerância de ponto, de 24 horas na sexta feira Santa, a assinalar-se próxima sexta-feira, a todos os trabalhadores e funcionários públicos que professam a religião cristã.

MAPUTO- “A decisão é louvável porque irá ajudar os cristãos a preparar o dia e poderem chegar a tempo na igreja, tendo em conta que nos anos pretéritos não conseguiam chegar a tempo no culto, porque a tolerância iniciava no meio dia e, em muitas igrejas, o culto da páscoa começa as 12 ou 13 horas ”, disse Pedro Sitoe, cristão afecto ao Ministério Evangelho em Acção (MEA).

A decisão, suportada na Lei do Trabalho e no Decreto sobre as Regras e Critérios para a Concessão de Tolerâncias de Ponto visa permitir que os trabalhadores e funcionários que professam esta religião cheguem a tempo aos locais de culto e de convivência na Sexta-Feira Santa.

Tal como Pedro, Vicente Mulate, afecto a Igreja Pentecostal Nova Vida de Moçambique, mostrou-se grato com a ideia, pois, segundo ele, “poderei chegar a tempo e hora ao culto”.

“Agradecer ao governo que ouviu e aceitou o pedido dos nossos irmãos cristãos através do Conselho Cristão de Moçambique (CCM)”, acrescentou Mulate.

Entretanto, para estes cristãos, a páscoa representa um momento de consciencialização dos cristãos relativamente a necessidade de se viver em Cristo e para Cristo a todo o momento e em qualquer lugar.

“Páscoa representa a vitória de Jesus Cristo e da humanidade, sempre que chega esta data lembramos o sacríficio de Jesus, a Sua ressureição e a confirmação de que Ele é Deus”, disse Mulate, tendo terminado com uma exortação: “exortar a todos os cristãos que não sejam somente santos nesta semana, mas que busquem Deus todos os dias com entendimento”.

Por sua vez, Sitoe exortou nos seguintes moldes: “chamar atenção aos cristãos e evangelistas para uma reflexão a cerca da páscoa. A nossa páscoa não deve ser somente nesta semana, mas todos os dias devemos celebrar a páscoa, devemos lembrar o sacrifício de Cristo, com as nossas acções, conduta e modo de viver e ser”.

Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus Cristo ocorrida três dias depois da sua crucificação na cruz de Calvário, conforme o relato do Novo Testamento.

Recorde-se que a tolerância não abrange aqueles trabalhadores cuja actividade não pode ser interrompida em prejuízo do interesse público. [EB]