Nacional

"Daviz gastou muito dinheiro dos munícipes" Albano Bulaunde

2015-06-19 12:39:12 (UTC+01:00)

A Renamo contesta a recente premiação internacional atribuída ao presidente do Conselho Municipal da Beira (CMB), Daviz Simango, pela PMR-África, em reconhecimento da gestão autárquica que está a desenvolver a nível daquela urbe.

MAPUTO- A PMR-África, organização internacional baseada na África do Sul, é uma entidade que entre as várias atribuições avalia os municípios e premiou o edil da Beira como melhor líder proactivo e melhor município na recolha dos resíduos sólidos (lixo), galardões que levava consigo quinta-feira no regresso à casa.

Reagindo à premiação, o delegado político provincial da Renamo em Sofala, Albano Bulaunde, disse que tanto o edil quanto o CMB não merecem a recompensa, porque a urbe está cheia de buracos nas vias e tanto lixo, resultantes do mau desempenho da edilidade, o que desprestigia o reconhecimento.

"Daviz Simango quer resgatar, dos munícipes, a popularidade e boa imagem que perdeu", disse Bulaunde, sublinhando que a outra razão tem que ver com as frequentes brigas entre a edilidade e as donas de tantas machambas que se viram prejudicadas pela acção da edilidade.

O prémio que o edil da Beira afirma ter ganho pela boa gestão é, segundo Bulaunde, um grave insulto ao povo beirense, porque ele é, na óptica do delegado político, "um bom gestor de lixo e buracos da cidade".

Segundo o delegado político da Renamo, a distinção atribuída ao edil da Beira é, isso sim, fruto de esquemas de corrupção que envolve o dinheiro dos munícipes.

"Nós conhecemos esta organização. Acredito que o Daviz gastou muito dinheiro dos munícipes da Beira para lhe ser atribuído o prémio. O Prémio é para uma pessoa que governa bem. Para o caso da Beira, cidade cheia de buracos, com senhoras a chorarem porque suas machambas lhes foram arrancadas, não", disse Bulaunde.

Trata-se, segundo anuncia o Jornal Diário de Moçambique de prémios internacionais que o edil tem conquistado com frequência, quase sempre atribuídos por uma mesma organização, denominada PMR-África. [FM]